Cozinhar é : Tocar no Divino

“Tocar no divino é coisa dos homens e cada um tem um jeito de fazer isso”.

Minha mãe e muitas outras mulheres da sua época tinham sua maneira especial de tocar no divino.Isso acontecia quando estavam diante de seu altar realizando um ato de fé. Cozinhando!
Ali, naquele altar, ela colocava toda força da sua fé e realizava o preparo de suas iguarias com todo prazer. Isso perdurou por mais de setenta anos.
Não sei se ela tinha ou tem essa percepção da sua fé diante de suas comidas, nem eu tampouco pensava nisso. Essa é uma visão madura de saudades... A família reunida em torno da mesa por horas a fio e minha mãe com algumas tias a preparar as suas alquimias a beira do fogão. Ela gostava disso, bem sei. A alegria e disposição como ia para o seu altar sempre deixou claro que tudo era feito com muito amor. É preciso ser louvado!
Louvados também foram alguns deuses por terem a responsabilidade de fazer acontecer boas colheitas e essas, transformadas em alimentos nutriam não só o corpo como também a alma.
Cozinhar é transformar! E, pensando assim, acredito que toda boa cozinheira tem um quê de bruxa. Essas, com seus caldeirões e muitos ingredientes sempre conseguem transformar qualquer coisa, basta desejar.
Assim também são o curandeiros ou Pajés que em sua tribos recebem todo respeito até mais do que os próprios caciques. Não cabe a eles misturar ervas para as fórmulas mágicas que curam qualquer tipo de doenças? Transformam doença em saúde.
Quem nunca ouviu um ditado popular que diz que algumas comidas “levantam até defunto”. Cresci ouvindo isso ...Inúmeras vezes uma boa canja de galinha, uma sopa de fubá com couve ou uma gemada bem batida, feitas por minha mãe, realmente fizeram com que a doença fosse embora pra bem longe.
Isso não é bruxaria? E quem faz, não toca no divino?
Quando se prepara uma comida com alegria, colocando a melhor energia, certamente torna o sabor especial, tem sabor de amor e, tudo que se faz com amor, toca no divino e na essência da alma.
sÔ ziccardi

Nenhum comentário:

Seguidores


"Viver de verdade é o imperativo da mulher sábia"

Livros Eternos

  • Crime e Castigo- Fiódor Dostoiésvsky
  • Guerra e Paz, Lev Tolstoi, 1869
  • Ilíada e Odisséia, Homero, século VIII a.c.
  • Lolita, Vladimir Nabokov, 1955
  • O Apanhador no Campo de Centeio, J. D. Salinger, 1951
  • Orgulho e Preconceito, Jane Austen, 1813
  • Risíveis Amores- MIlan Kundera

Antroposofia

Antroposofia
Lemniscata

Florais

Florais
...a essência floral foi elaborada...

Ervas que te quero bem.

Ervas que te quero bem.
A relação das ervas com o homem vem de milênios. Os indianos já as usavam nas curas da medicina aiurvédica há mais de 5 mil anos. Alecrim, manjericão, capim-limão, camomila, hortelã, quebra -pedra, boldo, são algumas das inúmeras ervas importantes à nossa vida. Aromáticas, perfeitas ao paladar, importante para a saúde e a beleza, elas estão aí. É só aproveitar.Mais informações ckick na folhina do hortelã..