Nem Oito nem Oitenta

Vocês já ouviram falar que há casas cheias de toxinas? A sua por exemplo, será que não está assim? Acredito que ninguem gosta de saber que o melhor lugar do mundo, nossa casa, está contaminada.
E como fazemos para detectar e identificar esse mal? Muito simples.
Com vontade e um olhar bem cuidadoso saia em busca destas desagradáveis intrusas. Abra todas as suas gavetas, uma a uma, os armários, da cozinha aos quartos, a estante de livros, dê uma olhada ainda mais atenda naquele local que todos nós temos e guardamos "entulhos". Procure com muita atenção perceber o que está guardado para usar quem sabe um dia... consertar quem sabe em alguma oportunidade... aproveitar quem sabe nunca... Um dia, uma hora, nunca! E isso é mesmo quando? Deve haver uma infinidade de roupas, sapatos,que você não usa há anos, mas está lá, entulhado. Acertei? Vai guardar até quando? Quando emagrecer, quando engordar, mudar quem sabe para um lugar mais quente, mais frio? E, por aí vai...Papéis amarelados pelo tempo, recheados de ácaros, que de nada servem a não ser ocupar lugar. Quantas contas antigas, mais de muitos anos, exames médicos e Rx de muito antigamente.Tudo sem serventia...
Conheci uma pessoa que gostava tanto de toxinas caseiras que guardou por mais de quarenta anos seus livros e cadernos de pre vestibular. Respostas para tal apego: primeiro para ter e consultar "SE" necessário. Depois o filho poderia precisar caso fosse fazer essa faculdade e, assim por diante. Conclusão! A vida dessa pessoa estava travada, nada ia para frente, até quem habita nesse lugar trava. Acúmulos e acúmulos de apego exagerado. Novamente a pergunta, isso o incomodava? A resposta foi sim, mas como mandar embora depois de tantos anos tudo isso ?
Simples, muito simples. Converse com você mesmo e se pergunte. Por que estou guardando tudo isso? Vou precisar mesmo para quê?Qual a sensação que sentirei retirando tudo isso da minha vida? Se chegar a conclusão que pode desapegar, vá com calma e coloque a mão na massa. É capaz de não dar conta de tudo de uma vez, mas aos poucos você vai sentir uma sensação de bem estar e de alívio. Sua vida vai ficar muito mais leve e irá perceber que tudo fica mais oxigenado. É ótimo estar destravado . Perceberá que começa a receber novas oportunidades, novos amigos, nova animação. Uma nova vida.
Entretanto, há o total oposto disso tudo. Aquelas pessoas que, de forma exagerada, num ato de desapego total , tem horror de toxinas caseiras e libera-as de forma drástica,de formas totalmente inadequadas. Não suportam acumular literalmente nada. Passam horas desocupando e procurando o que podem jogar fora. Arrumam gavetas várias vezes por semana, a cada nova arrumação encontram algo para ser posto para fora. Trocam de eletrodomesticos por conta de um simples barulho que poderia ser muito bem arrumado, compram muitas coisas e as despacham com a mesma facilidade que as obtém. Nem que para isso precisem fazer dívidas que muitas vezes não tem como arcar. Rasgam papéis que ainda irão precisar.
Uma jovem que tinha essa forma exacerbada de limpeza, conseguiu num desses acessos de colocar papéis no lixo e despachar toxinas , rasgar o seu diploma. Imaginem! Ela mesma, em outra ocasião precisou fazer uma descupinização em sua casa e colocou todas as fotos da família em dois sacos de lixo para depois recolocá-los no lugar, porém num momento impensado jogou-os fora junto com os verdadeiros sacos de lixo. As fotos foram se deteriorar no lixão da cidade. Que triste fim. Junto com as fotos foi um pouco de sua vida. Fotos são lembranças eternas.
O apego e o desapego quando exagerados precisam ser cuidados. A vida se baseia no equilibrio e não há como se sustentar sem ele.
Certamente precisamos aprender a nos desapegar , exorcizar as toxinas e abrir novos espaços na nossa vida para receber tudo de melhor que o universo tem a nos presentear. Mas, é necessário guardar nossa história pessoal com parcimonia e zelo, apegarmos nas nossas raízes. Esse, é um apego necessário.
Nada no final é oito ou oitenta. A vida é mais que isso, a vida é Equilibrio.

sÔ Ziccardi

Um comentário:

Anônimo disse...

Adorei o texto. Vou virar seu fã.
abrs

Seguidores


"Viver de verdade é o imperativo da mulher sábia"

Livros Eternos

  • Crime e Castigo- Fiódor Dostoiésvsky
  • Guerra e Paz, Lev Tolstoi, 1869
  • Ilíada e Odisséia, Homero, século VIII a.c.
  • Lolita, Vladimir Nabokov, 1955
  • O Apanhador no Campo de Centeio, J. D. Salinger, 1951
  • Orgulho e Preconceito, Jane Austen, 1813
  • Risíveis Amores- MIlan Kundera

Antroposofia

Antroposofia
Lemniscata

Florais

Florais
...a essência floral foi elaborada...

Ervas que te quero bem.

Ervas que te quero bem.
A relação das ervas com o homem vem de milênios. Os indianos já as usavam nas curas da medicina aiurvédica há mais de 5 mil anos. Alecrim, manjericão, capim-limão, camomila, hortelã, quebra -pedra, boldo, são algumas das inúmeras ervas importantes à nossa vida. Aromáticas, perfeitas ao paladar, importante para a saúde e a beleza, elas estão aí. É só aproveitar.Mais informações ckick na folhina do hortelã..